PROGRAMA FORMAÇÃO-AÇÃO MELHOR TURISMO 2020
Identificação e Enquadramento do Projeto
Aviso de candidatura n.º 5/SI/2016
Projeto n.º POCI-03-3560-FSE-000254
Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE – Fundo Social Europeu
Eixo Prioritário: III – Promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: OT 8 ‐ Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores
Prioridade de Investimento: 8.5 -Adaptação à mudança dos trabalhadores, das empresas e dos empresários
Tipologia da operação: Formação-Ação para PME
Organismo Intermédio: CTP – Confederação do Turismo de Portugal
Montantes Envolvidos
Custo total elegível: 162.798,13 €
Comparticipação do FSE: 118.758,94 €
Data de início do projeto: 01/03/2017
Data de fim do projeto: 30/06/2018
Localização do Projeto
As PME participantes no projeto deverão desenvolver a sua actividade total ou parcialmente na região do Norte (Nut II)
Síntese do Projeto
Com este projeto pretende-se dar o contributo efetivo às PME para a formação dos empresários e gestores na reorganização e melhoria das capacidades de gestão, nas temáticas selecionadas. Este contributo efetivo é alcançado através da implementação de um programa estruturado de intervenção no conjunto das PME abrangidas visando a obtenção de soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar.
Descrição e Objetivos do Projeto
Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
- Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas
- Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação
- Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas
Metodologia de Formação-Ação
A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).
O projeto, envolvendo um total de 24 PME, será desenvolvido entre 2017 e 2018, com a duração máxima de 24 meses, de acordo com o seguinte padrão:
Áreas Temáticas do Projeto
- Ciclo de Planeamento, que poderá abordar os seguintes domínios de intervenção:
- Gestão Estratégica
- Gestão Administrativa e Financeira
- Gestão das Equipas de Trabalho
- Marketing e publicidade
- Estratégias de Internacionalização
- Qualidade de serviço na hotelaria, restauração e turismo
- Proteção ambiental
- Ciclo Temático, que poderá abordar os seguintes domínios de intervenção:
- Acolhimento e atendimento ao cliente, incluindo a gestão de reclamações
- Controlo de Gestão
- Marketing e gestão de canais on-line
- Negociação e vendas
- Segurança e gestão de riscos
- Gestão de aprovisionamentos e relação com os fornecedores
- Comunicação em língua estrangeira
- Técnicas específicas de prestação de serviços
Financiamento
90 % das despesas elegíveis